Luz acesa e copo meio cheio

Clareza na comunicação e otimismo são duas virtudes fundamentais para quem quer se tornar um líder.

Por Luiz Carlos Cabrera

Clareza na comunicação e otimismo são, apa­rentemente, assuntos desconexos. Mas am­bos são importantes e devem orientar suas atitu­des e decisões. Em primei­ro lugar, a clareza. Trabalhe sempre com a luz acesa. As coisas devem ser feitas e di­tas às claras. Subterfúgios, opacidades e meandros lin­guísticos só servem para diminuir a credibilidade de quem os usa e enfraquecer sua argumentação ou pro­cesso decisório. Na dúvida, acenda a luz. Não trabalhe na penumbra. Seja claro sem ser descuidado, fale com fran­queza sem ser rude, seja transparente sem ser grosso.

Hoje, as comunicações são rápidas, curtas e frias. Usa­mos excessivamente SMS e e-mail, em geral escritos às pressas e sem reflexão ade­quada. São um convite à falta de clareza. Ao apoiar-se nos meios eletrônicos, evite ser mal interpretado. Seja obje­tivo, evite a superficialidade e não abra mão da transpa­rência. Eu sei que você está pensando “mas e a recipro­cidade?”. Pois é. Ao agir com a luz acesa, você estabelece a regra do jogo, e leva o ou­tro lado a ser claro também.

O otimismo é outra im­portante virtude para a construção de uma carrei­ra. É a velha imagem do copo com líquido pela me­tade. Ele está meio cheio ou meio vazio? Veja o lado bom, a parte cheia do copo. Olhar para a vida com um olhar crítico, porém otimis­ta, consistentemente posi­tivo, tornará suas críticas construtivas. Ter esse dom de ver o copo meio cheio faz com que o ambiente à sua volta se transforme, pois os outros param para melhor tentar entender a situação.

Quem sempre vê o copo meio vazio vive se lamentan­do que tudo é culpa dos outros. O indivíduo pessimista acaba sendo uma pessoa sem espaço, sem ressonância en­tre os pares e os superiores. Também pudera! Quem só vê o lado negativo fica negativo. É claro que não estou falan­do de falta de senso de rea­lidade, da incapacidade de diagnosticar corretamente os problemas. Estou falando de postura positiva contra aquela atitude que destrói valores, que inibe o cresci­mento e paralisa a inovação.

Experimente a combina­ção de agir com a luz acesa e ver o copo meio cheio. Essa é a atitude do profissional que pode ser capaz de construir equipes, fazer alianças e estruturar parcerias. Quem trabalha dessa maneira tor­na-se respeitado por seu comportamento, além de ser admirado por seus resul­tados. No fundo, no fundo, esses são, mesmo, dois re­quisitos fundamentais para quem quer se tornar um líder.

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Fonte: Você S/A

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