Todos os sites onde você deveria habilitar a autenticação em dois passos imediatamente

Autenticação em dois passos.

A autenticação em dois passos é uma das melhores coisas que você pode fazer para ter certeza de que suas contas online não serão invadidas. Já falamos um pouco sobre isso no passado e agora trazemos uma lista de serviços populares que oferecem o recurso e onde você deve ir para ativá-lo agora mesmo.

Cursos Online

O que é a autenticação em dois passos?

As senhas, infelizmente, não são mais tão seguras quanto costumavam ser e se alguém conseguir a sua, ele poderá acessar sua conta sem problemas. A autenticação em dois passos resolve esse problema.

O guru do spam do Google, Matt Cutts, explica bem o caso: a autenticação em dois passos é um recurso simples que pede mais do que uma simples senha. Ele exige duas coisas, “algo que você saiba” (como uma senha) e “algo que você tenha” (como o seu celular). Depois que você insere a sua senha, um segundo código é enviado para o seu celular e apenas depois de inseri-lo você ganha acesso à conta. Pense nisso como colocar um número PIN e depois fazer um scan da sua retina, como todo filme de espião já feito mostra. É bem mais seguro do que uma senha que qualquer um pode hackear e mantém seres indesejados longe das suas contas online.

Onde eu posso usá-la?

Infelizmente, você não pode usar a autenticação em dois passos em todos os lugares da web — ainda. Mas vários sites recentemente implementaram o recurso, incluindo a maioria dos nossos serviços favoritos. Aqui estão alguns deles que já suportam a autenticação em dois passos, com instruções sobre como ativá-la:

  • Google/Gmail: a maioria de nós guarda muita informação nas nossas contas Google, então você definitivamente vai querer protegê-la ativando a autenticação em dois passos. A documentação oficial e em português do Brasil explica como fazer.
  • LastPass: se você usa o LastPass para criar, gerenciar e guardar as suas senhas para outros sites, coisa que recomendamos que você faça, este é um dos serviços mais importantes em que você deveria habilitar a autenticação em dois passos, já que ele tem as chaves para o resto dos sites. Ele usa o app Google Authenticator para Android, iOS e BlackBerry, e você pode aprender como ativar o recurso aqui. Alternativamente, você pode usar um desses apps gerenciadores de senhas que sincronizam entre computadores via Dropbox (que, por sua vez, também suporta a autenticação em dois passos, conforme descrito abaixo).
  • Facebook: ter a sua conta no Facebook comprometida pode ser um tanto irritante. Como incentivo, a autenticação em dois passos dele é bem fácil de usar. Você encontra instruções sobre como ativá-la aqui.
  • Dropbox: o Dropbox é útil para uma série de coisas, inclusive para enviar e receber informações sensíveis. Faça um favor a si mesmo e habilite a autenticação em dois passos seguindo essas instruções. Se desejar uma outra camada extra de segurança, você pode criptografar o conteúdo do seu Dropbox com o TrueCrypt.
  • Alguns produtos da Microsoft: a Microsoft ainda não ativou a autenticação em dois passos para o Outlook, mas alguns dos seus serviços, incluindo a Xbox LIVE, páginas de pagamentos e o SkyDrive quando você usa remotamente outro computador, exigem-na por padrão. Você pode ler mais sobre isso aqui. E, se quiser mais segurança no Outlook, saiba que a Microsoft está trabalhando em uma forma segura e fácil de fortalecer seu login.
  • Yahoo! Mail: se você é um usuário do Yahoo!, pode habilitar a autenticação em dois passos para a sua caixa de entrada.
  • Amazon Web Services: se você usa qualquer um dos serviços web da Amazon, como o S3 ou o Glacier, pode ter essa segurança extra com a autenticação em dois passos via app do Google Authenticator para Android, iOS e BlackBerry. Ele também suporta o Windows Phone através do app Authenticator.
  • WordPress: se não quiser que ninguém não autorizado tenha acesso ao seu blog, o WordPress também suporta o app Google Authenticator para Android, iOS e BlackBerry.
  • DreamHost: se você hospeda o seu domínio ou site na DreamHost, um dos serviços do tipo mais populares do mundo, pode habilitar a autenticação em dois passos com o Google Authenticator (para Android, iOS e BlackBerry).

Se você usa qualquer um desses serviços, deveria parar o que estiver fazendo agora e habilitar a autenticação em dois passos — é uma das melhores formas de manter seus dados (e, em muitos casos, seu dinheiro) a salvo. Claro, você também deve se certificar de estar usando uma senha única e forte para cada conta; se não for o caso, aproveite o embalo para arrumar isso também.

[Imagem: Boguslaw Mazur/Shutterstock]

Fonte: www.gizmodo.com.br/todos-os-sites-onde-voce-deveria-habilitar-a-autenticacao-em-dois-passos-imediatamente

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Print this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Willian Rodrigues

Receba as atualizações do blog no seu e-mail