Software livre: um aliado das empresas na redução de custos

Independentemente da atividade e do porte da empresa a informática está presente no negócio, seja com sistemas de gestão, programas para edição de planilhas e textos, relacionamento com clientes, vendas online etc.

Nas empresas de maior porte os investimentos em tecnologia justificam-se de maneira mais fácil, pois geralmente encontra-se uma infraestrutura maior e mais recursos financeiros disponíveis. Porém, para o pequeno e o médio empresário, apesar da necessidade, os investimentos em tecnologia muitas vezes não recebem a devida atenção, às vezes pelo custo elevado, outras, por falta de orientação ou conhecimento técnico.

Um ponto muito importante é a aquisição de licenças de software, pois, em muitos dos casos, a empresa utiliza software pirata devido ao alto custo de licenciamento. Mas, apesar da economia, essa prática pode causar exposição e problemas legais à empresa, além da possibilidade de multa.

Cursos Online

Uma alternativa para esse cenário é a utilização de software livre. Hoje, existem no mercado excelentes ferramentas que podem ser utilizadas gratuitamente e sem gerar exposição e problemas à empresa.

Vamos falar abaixo de programas que atendem as necessidades básicas do dia-a-dia de um escritório como: acessar a internet, ler e responder e-mails, editar arquivos de texto, planilhas e apresentações.

Internet

O acesso e navegação na internet são realizados através de um navegador ou browser. Entre os diversos browsers disponíveis no mercado vou citar três, todos gratuitos:

Cursos Online

E-mails

Uma atividade muito importante no cotidiano da empresa é a troca de mensagens por e-mail, e o Mozilla Thunderbird é um cliente de e-mail onde você pode baixar, organizar, responder e arquivar seus e-mails. O Mozilla Thunderbird é uma ferramenta poderosa e de fácil configuração e personalização.

Aplicativos de escritório (textos, planilhas e apresentações)

Por último, e também muito importante e necessário no dia-a-dia é o conjunto de aplicativos de escritório para criação, edição e leitura de arquivos de texto, planilhas e apresentações. Uma excelente ferramenta para esse propósito é o LibreOffice, que oferece todos os recursos necessários para realização das atividades de escritório e é compatível com outros aplicativos do mercado.

Conclusão: o software gratuito pode ser um aliado das empresas na hora da redução de custos e proteção contra a exposição causada pela pirataria.

Com a utilização dos programas citados atendemos diversas necessidades básicas do cotidiano da empresa com ferramentas poderosas e gratuitas. Além desses aplicativos temos diversos outros disponíveis na internet de acordo com a necessidade do usuário, como por exemplo o Stoq, um conjunto de aplicativos de gestão comercial e industrial disponibilizado como software livre e com versões para Linux e Windows. Mais informações sobre o Stoq no link willianrdg.com.br/blog/2012/04/stoq-gestao-comercial-open-source.

Obrigado pela leitura e até a próxima, aqui no blog ou em willianrdg.com.br no Facebook.

Até mais, Willian Rodrigues.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Print this pageEmail this to someone

Um comentário sobre “Software livre: um aliado das empresas na redução de custos

  1. Raphael

    E nos casos dos softwares livres fadados a extinção, como os famosos “componentes de terceiros” do Delphi?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Willian Rodrigues

Receba as atualizações do blog no seu e-mail