Sim, você tem experiência

A prática é a mais rica forma de desenvolvimento pessoal. Saiba como tornar-se um profissional melhor sem parar de trabalhar.

A psicóloga mineira Amanda Mendes Siqueira, de 37 anos, supervisora regional de vendas da Covidien, multinacional de produtos de saúde, deixou há oito anos uma carreira na área de recursos humanos para tornar-se vendedora técnica de equipamentos e produtos hospitalares.

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Sua experiência na área comercial era zero. Em hospitais, ela só havia entrado duas vezes na vida. Mesmo assim, apostou que aprenderia na prática a vender bisturis, cateteres, máquinas e suturas fabricados pela Covidien. “Sempre mostrei humildade e vontade de aprender”, diz Amanda. Quando tinha alguma dúvida, perguntava.

A chefe explicava, os médicos mais próximos davam uma força. O resultado foi que Amanda aprendeu o trabalho no dia a dia. Com o tempo, foi premiada duas vezes e promovida a supervisora regional. Como Amanda, todo mundo aprende coisas importantes durante o trabalho.

Na verdade, a prática é a maior fonte de conhecimento a que um profissional pode ter acesso e a mais rica delas. Essa é a opinião do professor Michael Eraut, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, um dos maiores especial istas do mundo em aprendizado no trabalho.

Segundo o cientista, o que determina o desenvolvimento de um profissional são as atividades que ele pratica em seu cotidiano: as tarefas desafiadoras, as tentativas e erros, a participação em equipes e a observação de um chefe inspirador. São essas interações, aparentemente banais, que aumentam a bagagem profissional e habilitam a pessoa a progredir na carreira. Em seus estudos, patrocinados pelo governo britânico, Michael e sua equipe observaram e entrevistaram cerca de 450 profissionais de 12 áreas, como saúde, engenharia, auditoria e contabilidade, em início e meio de carreira.

A conclusão foi de que as pessoas adquirem saber de duas maneiras. De um lado, estão cursos, conferências e coachings, atividades em que o profissional tem de parar o que está fazendo para aprender. De outro ficam as coisas que se aprendem durante o trabalho: fazer parte de uma equipe, relacionar- se com clientes e enfrentar problemas. Essas ações, apesar de não terem o aprendizado como objetivo principal, representam algo entre 70% e 90% das competências de uma pessoa.

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“No trabalho, você lida com problemas complexos e, para solucioná-los, é necessário muitas vezes recorrer a diferentes tipos de conhecimento e experiências, reuni-los e aplicá-los”, disse Michael em entrevista à VOCÊ S/A. Ao participar de um grupo ou assistir atentamente aos outros trabalhando, você está absorvendo novos conhecimentos e maneiras de fazer as coisas. “Como isso acontece naturalmente, as pessoas não percebem que estão aprendendo, mas estão”, diz o professor. Essas situações cotidianas são fundamentais para o aperfeiçoamento profissional.

Nelas, o funcionário desenvolve o chamado conhecimento tácito, que é basicamente experiência. Por ser absorvido e usado de forma implícita, acaba sendo subestimado. No entanto, segundo Michael, ele está presente em tudo o que fazemos e tem um papel fundamental em processos como análise de cenários, tomada de decisão e até nas relações interpessoais. Em geral, quanto mais complexa e incerta é uma situação, maior é a importância do conhecimento tácito. Por exemplo, todos nós sabemos mais sobre um colega, chefe ou cliente do que podemos explicar.
O valor da curiosidade
Izabela Sampaio, de 30 anos, controller da Alstom Wind, de São Paulo

Ao concluir uma especialização em negócios nos Estados Unidos, a advogada Izabela Sampaio, de 30 anos, controller da Alstom Wind, unidade de energia eólica da multinacional francesa, sabia que não queria voltar a trabalhar em escritórios de advocacia e pretendia seguir carreira no mercado corporativo.

Quando encontrou uma vaga na área de finanças da Clipper Windpower, ainda nos Estados Unidos, ela nunca tinha trabalhado no setor de energia eólica, emitido uma nota fiscal ou liberado o pagamento de um fornecedor. “A sorte é que meu chefe tinha 20 anos de experiência no setor e me ensinou muito”, diz Izabela, que voltou para o Brasil e desde novembro trabalha na Alstom.

Não foi apenas o ambiente favorável que ajudou a advogada a estrear na área de controle de custos e planejamento estratégico. “Gosto muito de aprender. Então, sempre corri atrás”, diz. Se um pagamento não era feito, por exemplo, Izabela descobria quem era a pessoa na contabilidade que poderia ajudá-la a entender o problema e a solucioná-lo. “Com educação e bons argumentos, eu convencia os colegas”, afirma.


Essa sabedoria é formada por lembranças de episódios passados, guardadas de alguma forma, ainda que instintivamente. Durante o trabalho, levamos tudo isso em consideração de maneira automática. Basta pensar numa reunião de negócios. Mais do que a análise objetiva, a intuição e a experiência são fundamentais para interpretar o que está em jogo e o papel dos participantes. Outro exemplo é o momento de tomar uma decisão, em que muitas vezes não há tempo para reunir dados e analisar todos os argumentos.

Também nesse caso, só resta comparar a situação atual com cenários anteriores para identificar semelhanças e escolher o melhor caminho a seguir. “As pessoas sabem fazer muitas coisas sem que tenham que parar para pensar como sabem fazê-las. Se elas conseguem ou não anotar aquilo num papel, não faz diferença”, diz Michael. Resumindo, trata-se de uma boa notícia: quanto mais você trabalha, mais aprende aquilo que realmente precisa para crescer. A questão, portanto, é como adquirir a experiência de uma maneira mais organizada.

A andragogia, ciência que estuda a educação de adultos, mostra como funciona a aquisição de conhecimento entre profissionais. Diferentemente de uma criança, um adulto tem um repertório específico de sabedoria acumulada e muita opinião formada. Por ser crítico, ele avalia se aquele novo conhecimento trará algum benefício para sua vida (ou profissão) antes de aceitá-lo.

Se aquilo fizer sentido, ele absorve o conhecimento. Se não fizer, descarta. No trabalho, uma pessoa realiza essa triagem continuamente e, na maioria das vezes, de maneira inconsciente. “Os adultos precisam perceber uma aplicação prática do que estão aprendendo e entender, rapidamente, como aquilo melhora o seu desempenho”, diz Paulo Campos, consultor associado da consultoria LabSSJ e professor do Insper, escola de administração de São Paulo.

Anotar e perguntar
Amanda Mendes Siqueira, de 37 anos, supervisora regional de vendas da Covidien

Ainda hoje, a supervisora de vendas Amanda Mendes Siqueira não sai de casa sem um bloco de anotações. Criou o hábito quando começou a trabalhar como vendedora técnica na Covidien, fabricante de equipamentos e produtos hospitalares, há oito anos. No bloquinho, passou a anotar pendências e dúvidas que ela, os clientes e os médicos tinham sobre algum determinado produto. “Depois da reunião, buscava a resposta e retornava para o médico”, diz Amanda, que até poderia ser uma vendedora insegura.

Afinal, vender sondas enterais e tubos endotraquiais sem ter formação na área de saúde não é fácil. Mas a psicóloga com experiência em recursos humanos decidiu superar a dificuldade inicial de uma só forma: aprendendo. Fez os treinamentos técnicos e de vendas que a multinacional americana ofereceu, leu e releu os catálogos técnicos e nunca deixou de perguntar quando tinha uma dúvida. “Se percebia que era necessário, chamava um especialista da empresa para me acompanhar em uma visita.”


Atitudes que desenvolvem
Uma série de pequenas atividades é capaz de impulsionar o aprendizado no trabalho. A grande maioria delas depende da atitude e da iniciativa de cada pessoa. Profissionais que fazem perguntas, pedem e dão feedback com frequência tendem a aprender mais. Quem tem o hábito de ouvir e observar pares e superiores também aumenta bastante as chances de ampliar seus conhecimentos.

Portanto, para quem quer aprender coisas novas, o home office não é uma boa opção. Melhor é trabalhar em equipe ou ao lado de um colega, o que lhe permite trocar experiências sobre eventos no momento em que acontecem e entender como os outros analisam situações, tomam decisões e as monitoram.

Também é importante assumir tarefas desafiadoras e, quando possível, se engajar em projetos que envolvam profissionais de outras áreas. “Quando os colegas de trabalho têm competências diferentes das suas, você é forçado a entender o novo e a avaliar de que forma aquilo pode ajudar em suas tarefas”, diz Michael.

Não desanime se tiver um chefe ou colega que tem pouco a ensinar. Profissionais fora do grupo de trabalho também podem ser uma fonte rica de conhecimento.

Mas, nesse caso, cabe a você estender sua rede de contatos para além da baia ao lado. Ouça o que os outros têm a dizer, mostre interesse pelos projetos e tarefas da área que o atrai, elogie, ofereça seu apoio. “O aprendizado informal depende muito das relações que a pessoa consegue construir na organização”, diz Paulo Campos. Independentemente da empresa ou do ambiente, a responsabilidade de buscar novos conhecimentos é do profissional.

“A atitude de quem quer aprender é diferente da de quem quer ser ensinado, e essa diferença é muito importante”, diz Luiz Carlos Cabrera, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVEaesp) e diretor da Amrop Panelli Motta Cabrera, firma de recrutamento executivo. “Se uma atitude passiva é um defeito, ser curioso é uma competência a ser praticada”, diz Cabrera.

Integrar equipes multidisciplinares, participar de projetos simultâneos à sua rotina ou cooperar com atividades fora de seu departamento podem gerar bons resultados futuros. Com mais aprendizado prático, um profissional adquire novas competências sem perceber e ainda incrementa o currículo.

Em seus processos seletivos, a headhunter Adriana Prates, presidente da Dasein Executive Search, leva muito em consideração a experiência prática do candidato. “Nunca as empresas me pediram para contratar um profissional com MBA em uma área específica. O perfil desejado normalmente está relacionado à vivência dele na área em que vai atuar”, afirma Adriana.

Entrevista
Riqueza invisível

O professor Michael Eraut é um dos criadores do work-based learning, um método que transforma o trabalho no principal ambiente de aprendizado, que já foi adotado por dezenas de instituições britânicas com o apoio do governo. Ele concedeu entrevista à VOCÊ S/A em sua casa, na cidade de Lewes, no sul da Inglaterra.

– O senhor já disse que as pessoas usam no trabalho apenas metade do que aprendem na universidade. por que isso acontece?
Um dos motivos é a velocidade das mudanças hoje. ao final de um curso, boa parte do conhecimento que as pessoas absorveram de livros e atividades já está ultrapassada ou depende de novos conhecimentos agregados a ela. isso acontece em todas as áreas. além disso, o conhecimento acadêmico por si só não é suficiente para lidar com os contextos e as demandas do trabalho.

– Por que não é?
Muita gente ainda pensa que aprendizado é só o que você consegue apresentar, colocar no papel. Mas é muito mais. no trabalho, as pessoas lidam com problemas mais complexos. Para solucioná-los, é necessário muitas vezes recorrer a diferentes tipos de conhecimento e experiências, ser capaz de reuni-los e aplicá-los. Esse tipo de competência é pouco ensinado e avaliado nas escolas. Os profissionais aprendem mais na prática e geralmente nem conseguem explicar como e onde aprenderam.

– Se o aprendizado é tão intuitivo, como o profissional pode saber se está progredindo?
Ele tem de analisar suas conquistas e tudo que já fez de útil no trabalho. Quais tipos de conhecimento tive que reunir para realizar determinado projeto? Quais as pessoas que me ajudaram e de que forma? Como eu ajudei outras pessoas? Conversar com colegas mais próximos, que nos observam diariamente, pode ajudar bastante.

– Por que algumas pessoas aprendem mais rápido do que outras?
a velocidade do aprendizado varia muito de um profissional para outro, e as pesquisas mostram que isso tem muito a ver com as pessoas com quem ele trabalha. Ouvir e observar colegas e superiores é uma das principais fontes de aprendizado. no ambiente de trabalho, existem várias pessoas fazendo as mesmas coisas de maneiras diferentes e que têm muito a se ajudar.


Aprenda errando
Uma das maneiras mais importantes de consolidar um novo conhecimento é aprender com os erros. Apesar de ser um processo rico e cheio de lições, muitas vezes ele é interrompido precocemente, já que o fracasso ainda tem um componente negativo forte na cultura corporativa. “A maioria das pessoas não sabe lidar com o fracasso”, diz Amy Edmondson, professora da Harvard Business School.

“Elas ficam frustradas, perdem tempo pensando no que significa o fracas so, e não no que podem aprender com a experiência.” Parte do problema é que os profissionais estão mais preocupados com o que irão dizer a respeito deles. Muitas vezes, ficam muito apreensivos com a reação do chefe e com as fofocas sobre seu mau desempenho. De acordo com Amy, isso gera um círculo vicioso: o profissional falha, evita entender o porquê do erro e não aprende nada com o episódio.

Muito provavelmente vai acabar cometendo o mesmo erro. “Você não pode criar nada novo sem antes tentar”, diz Amy. “Além disso, é preciso aceitar que muitas dessas tentativas irão fracassar.”

A empresa é a escola
Aloísio do Pinho Oliveira, de 46 anos, diretor financeiro e de controladoria da SLM, empresa de engenharia em mineração e metalurgia, de São João Del Rey

O executivo Aloísio do Pinho Oliveira, de 46 anos, diretor financeiro e de controladoria da SLM, empresa de engenharia consultiva em mineração e metalurgia, de São João Del Rey, em Minas Gerais, tem um currículo escolar completo.

Fez graduação e pós em boas universidades brasileiras, depois foi cursar um MBA na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Mesmo tendo frequentado excelentes salas de aula, Aloísio afirma que a sua verdadeira escola profissional não foi nenhuma dessas faculdades. Foi a Arthur Andersen, consultoria (já fechada) onde trabalhou no início da carreira.

“Lá, aprendi a importância de aprender durante o trabalho”, diz Aloísio, que aplica ainda hoje a lição. Como gestor, ele acredita na preparação de sucessores e no treinamento dos menos experientes durante a execução do trabalho. Para ele, voltar para a sala de aula depois de ter vivenciado situações reais é uma forma de realimentar a experiência prática com novas técnicas e teorias de gestão. “Essa é a melhor combinação.


Lições do fracasso
Uma dica importante é não transformar o erro em tragédia. “É apenas um lembrete de que você é um ser inacabado”, diz a professora Carol Dweck, PhD em psicologia da Universidade Stanford. “O erro contém a pista para a melhor maneira de agir da próxima vez”, escreve Carol no livro Por Que Algumas Pessoas Fazem Sucesso e Outras Não (Editora Fontanar). Quando as pessoas deixam de pensar em termos de sucesso ou fracasso, uma dualidade que deriva do código mental fixo, tornam-se muito mais capazes de aprender estratégias para superar os problemas, admitir os erros e encará-los como um momento de superação e também de aprendizagem.

Um fator importante é reconhecer a forma como você aprende. Não existe uma maneira única, cada pessoa tem a sua e é essencial conhecêla para não insistir na maneira errada. “Para reconhecer seu estilo, resgate os momentos na vida em que aprendeu bem e rápido”, diz Luiz Carlos Cabrera.

A metodologia chamada Learning Style Inventory (LSI), ou “inventário de estilos de aprendizado”, utilizada no Brasil pela consultoria LabSSJ, mostra quatro perfis pessoais: o divergente, o assimilador, o convergente e o acomodador (veja o quadro Entenda Seu Estilo). Uma pessoa pode ter facilidade de aprender diante de dados quantitativos e outra pode preferir questões abstratas.

Não existe melhor nem pior, apenas o que rende mais para cada um. Mas, qualquer que seja seu estilo, é preciso lembrar que aprendizado exige persistência. Só coisas muito simples são compreendidas plenamente num primeiro momento. Por isso, nada de deixar que uma dificuldade passageira se transforme numa desistência. Tente outra vez, até aprender fazendo.

Nada como a prática
Fabio Santana, de 40 anos, gerente de sistemas de gestão de uma mineradora de Belo Horizonte

A teoria não se aplica integralmente à prática. Essa foi a lição que Fabio Santana, de 40 anos, gerente de sistemas de gestão de uma mineradora de Belo Horizonte, aprendeu logo no início da carreira, quando participou da equipe responsável por implantar um programa de qualidade total na empresa em que trabalhava.

Nos anos 1990, esse tipo de programa era novidade e Fabio e seus colegas se desdobravam lendo livros sobre o assunto e discutindo como implantar o projeto.

“Nem tudo que está na teoria pode ser aplicado, as realidades das empresas são diferentes”, diz. A experiência ensinou ao engenheiro a importância da aprendizagem prática. Dominar a teoria sem conseguir adequá-la a situações que mudam constantemente não é suficiente. “Não basta ter um certificado”, diz.


A teoria busca a prática
Nitin Nohria, reitor da Harvard Business School, explica como e por que a escola de negócios mais prestigiada do mundo incluiu o aprendizado prático no programa de seu MBA

Por Karla Spotorno

Em 2011, a Harvard Business School estabeleceu uma nova metodologia de ensino em seu MBa de dois anos, introduzindo atividades práticas de aprendizado. o curso está estruturado em três dimensões: ser, fazer e conhecer. os estudos de casos continuam sendo a base do ensino, agora complementados pelo Field Immersion Experiences for leadership Development (Field), o mergulho dos alunos no mundo real, que incluiu visita a uma multinacional brasileira no início deste ano. nitin nohria, reitor da instituição, explica essa mudança à VoCÊ S/a.

– Por que a escola fez essa mudança?
O Field foi concebido porque queremos reduzir a distância entre a teoria e a prática. acreditamos que os estudos de caso e o novo método são necessários para desenvolver as pessoas como líderes que vão fazer a diferença no século 21. Como disse o professor David Garvin [autor do livro rethinking the MBa], não estamos diminuindo a importância dos estudos de caso [em uso desde 1920 na escola]. Eles ainda são uma ferramenta importante na aprendizagem de conceitos essenciais, contextos organizacionais e o ponto de vista do tomador de decisão. Com o Field, combinamos o conhecimento, a análise e a experiência com o intuito de criar um novo estágio no ensino da administração.

– O novo currículo exigiu mudanças no corpo docente e no espaço físico da escola?
A experiência pedagógica dos professores permite que eles trabalhem muito bem com diferentes metodologias. E eles demonstraram uma capacidade incrível para elaborar os novos exercícios e os projetos com os parceiros. também desenhamos e construímos dez novas salas para acomodar os pequenos grupos de alunos. Chamamos os novos espaços de colmeias. ao contrário do layout de anfiteatro das salas tradicionais de MBa, as colmeias permitem a movimentação de mesas e cadeiras a fim de atender à natureza do exercício.

– Como foi o primeiro ano com a nova metodologia?
A mudança do programa curricular e a criação do Field em 2011 envolveram dez professores e uma parte da equipe da escola. Foram muitas horas de trabalho. aproximadamente 900 alunos já estudam no novo método. E o resultado é positivo. tanto os estudantes quanto o corpo docente se mostraram entusiasmados com o novo método.

Mão na Massa
As três dimensões da nova metodologia de Harvard

Ser
Objetivo: desenvolver o autoconhecimento e aprimorar a habilidade de trabalhar com outras pessoas.
Como: um módulo realiza workshops, feedback e exercícios de autorreflexão para que os estudantes desenvolvam uma consciência maior de seu estilo de liderança e aumentem sua inteligência emocional.”

– Fazer
Objetivo: colocar em prática as habilidades de liderança desenvolvendo um projeto em um país emergente.
Como: no módulo Inteligência Global, os alunos, divididos em 12 grupos de seis pessoas, participam do desenvolvimento de um produto ou de um serviço em países como Brasil e Índia.

– Conhecer
Objetivo: sintetizar a teoria, estudada no primeiro ano, com a prática.
Como: no módulo Inteligência Integrativa, os alunos são desafiados a sintetizar todo o conhecimento teórico que obtiveram no primeiro ano com a experiência prática do primeiro e segundo módulos do Field a fim de criar um pequeno negócio.

Fonte: vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/materia-capa-sim-voce-tem-experiencia-688366.shtml

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