WordPress vs Joomla: Qual o melhor?

Os dois CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) são ótimas escolhas. A decisão por um ou outro depende da finalidade. Os pontos fortes existem em ambos e devem ser analisados sob o olhar do usuário, de acordo com suas necessidades, capacidades e situações.

Mark Atkinson, cofundador do Red Giant Design Studio, e sua equipe juntaram informações interessantes que por si só avaliam os dois sistemas. Reunimos aqui e compartilhamos com você algumas delas:

O WordPress foi lançado em 2003, detem 17.4% em popularidade e 55.1 % de market share, de lá pra cá lançou três versões, é melhor para bloggar, oferece facilidades gratuitas, hospedagem com melhores preços e a possibilidade de registrar seu próprio domínio. Suas extensões propiciam a utilização de conteúdo adicional como “recent post” e catalogar os posts por categorias, além de mais de 12 mil plugins que facilitam a vida de qualquer um na web. Seus temas são orientados de acordo com o propósito da sua página, por exemplo: negócios, portfólio, entretenimento, etc., mas cada página pode ter um tema diferente. Entre seus frameworks inclui a Gantry (mais opções de customização), a Warp Framework (HTML 5 e CSS 3) e a Genesis (pago e ideal para blogs e conteúdo web). Grandes empresas como TIME, Ford e MTV adotam a plataforma.

O Joomla chegou ao mundo virtual em 2005, desde lá sua popularidade cresceu 2.8% e abocanha uma fatia do mercado de 8.8%, já computa seis versões e é mais adequado aos grandes e mais complexos sites. Ótimo para intranet de empresas com muitos funcionários. Entre suas extensões permite a exibição de módulos além do conteúdo principal (previsão do tempo, últimas notícias) e tem mais de seis mil plugins disponíveis. Seus templates foram criados e desenvolvidos para proporcionar versatilidade. E assim como o WordPress, vem com a opção de usar diferentes templates (temas) para diferentes páginas. Como frameworks apresenta a Gantry e a Warp Framework . E entre seus usuários mais populares estão a Porshe, IHOP e Linux.com.

Em termos de SEO o Joomla é bom, mas o WordPress consegue superar. O primeiro requer mais configurações e componentes para um bom resultado. Uma de suas extensões que merece destaque é a Xmap (de fácil utilização e gratuita, cria mapas do site sem complicaçãoes), SEO BOSS (permite uma fácil utilização de metadata para qualquer página), SH404SEF (faz mais do que um SEO, mas é um componente comercial). Já o segundo vai além do se pode imaginar, com ele o usuário tem um fácil controle sobre as estruturas de URL e permalinks e precisa de poucas configurações. Entre seus plugins podemos citar: WordPress SEO by Yoast (chega próximo a um “all-inclusive SEO plugin”), All-in-one-SEO (simples e fácil de configurar), SEO Friendly images (otimiza suas imagens para SEO) e o 404 Simple Redirect (fácil redirecionamento de “erros 404”).

Em graus de dificuldades em sua usabilidade podemos compará-los da seguinte forma:

Cursos Online
  • O setup do Joomla é de média dificuldade, assim como seu aprendizado. Porém seu suporte é de fácil acesso.
  • O setup do WordPress é fácil, o aprendizado é de fácil para moderado, mas o acesso ao suporte não é tão fácil assim.

Conclusão

O WordPress, por ser simples, ter uma plataforma de fácil usabilidade, precisar de pouco tempo de dedicação e esforço, é mais indicado para: sites simples de negócio que você mesmo pode fazer (com muitos temas para escolher); blogs e sites de conteúdo orientado. Assim como para E-commerce que precise de um blog junto e algumas opções de extensões disponíveis para Woocommerce ou outros plugins.

O Joomla, por sua flexibilidade e possibilidade de extensões, é ideal para: sites simples de negócio que você mesmo pode fazer com os templates disponíveis; para sites com funcionalidades mais complexas (mas não complexas ao extremo), para sites de E-commerce que não precisem de um blog junto e que adotem algum dos plugins disponíveis para Virtuemart.

Confira abaixo o infografico (em inglês) que compara o Joomla e o WordPress. Clique para ampliar.

Fonte: Hostnet

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Print this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Willian Rodrigues

Receba as atualizações do blog no seu e-mail