Meta Tags e sua importância para SEO

Aprenda como e quais utilizar.

O que são Meta Tags?

Meta Tag é um comando implementado no código de páginas web, dentro da área Head do site (entre as tags <head> e </head>) para passar instruções a programas externos ou ações mais simples, como por exemplo informar qual a pessoa responsável pelo desenvolvimento da página. Algumas Meta Tags são utilizadas para passar aos sites de busca como o Bing e o Google instruções sobre o título da página e uma breve descriçao a ser exibida nos resultados de busca, quais páginas devem ou não ser indexadas, dentre outras instruções.

Importância de Meta Tags para SEO

Meta Tags são uma importante ferramenta de comunicação entre o webmaster e os sites de busca, como vamos ver nos exemplos abaixo. Para muitas pessoas, porém, SEO é apenas isso, Meta Tags. Isso está longe de ser verdade. O Google utiliza perto de 250 variáveis para determinar os resultados de busca, e as meta tags são apenas algumas delas.


Como visualizar Meta Tags

Meta Tags não são exibidas no tela principal do Browser, no conteúdo exibido ao usuário. O jeito mais fácil de visualizá-las é pela exibição do código fonte da página. Cada Browser tem a sua forma de fazê-lo. Geralmente, basta clicar com o botão direito em alguma área da página e clicar em “Exibir código fonte da página” ou algum texto similar a esse. No Chrome, teclar Ctrl-U tem o mesmo efeito. Exibido o código-fonte, faça uma busca por <meta ou <title (geralmente digitando Ctrl-F) e veja como os meta tags da página estão especificados:

Existem ainda plugins que permitem visualizar rapidamente os meta tags de uma página. Um de nossos favoritos é o plugin gratuito Quirk Search Status para Firefox. Consulte nossa página sobre ferramentas SEO para mais detalhes. Veja como os resultados são exibidos em apenas dois cliques:


Como saber se os Meta Tags estão ok?

A ferramenta Google Webmaster Tools mostra uma relação de erros que os robôs do Google encontraram em seus Títulos e descrições (<title> e <meta name=”description”>. Veja um exemplo na seção meta description deste tutorial.

Meta Tags mais importantes em SEO

– Title

O campo Title não é uma Meta Tag, mas é o mais importante comando em uma página web para SEO. Temos uma página neste tutorial dedicada ao Title, consulte-a.

Exemplo de um Title:<title>Project management software, online collaboration: Basecamp</title>

– Meta Description (meta name=”description”)
É a Meta Description que geralmente define a descrição exibida nos resultados do Google. Descreva o conteúdo da página de uma forma a estimular o interesse das pessoas em conhecer mais sobre o conteúdo da página, para aumentar a visitação do seu site.
Dada a sua importância, desenvolvemos uma página neste tutorial dedicada à Meta Description. Consulte-a.

Exemplo de um Meta Description: <meta name=”description” content=”Veja no Terra as últimas notícias e as melhores coberturas ao vivo do Brasil e do Mundo, Esportes, Diversão, Vida e Estilo, assista os melhores vídeos no TerraTV e ouça as melhores músicas no Sonora.” />

– Meta Keywords (meta name=”keywords”)

Há muitos anos atrás, os algoritmos dos sites de busca tinham certa dificuldade em interpretar a relevância de sites para determinadas palavras-chave e utilizavam o conteúdo da Meta Keyword para ajudá-los a interpretar o conteúdo das páginas. Rapidamente os webmasters perceberam que bastava incluir uma infinidade de palavras nessa tag para aparecer nas buscas, mesmo para palavras não relacionadas ao conteúdo da página. A experiência do usuário era comprometida ao ser direcionada a uma página que no final das contas não possuía o conteúdo buscado. Os sites de busca evoluiram e hoje desconsideram a meta keyword. Uma vez que a meta keyword não é exibida ao usuário em qualquer momento, seja nos resultados de busca, seja no conteúdo do site, não há de fato qualquer razão lógica para que o Google a considere como um fator de relevância.

Por outro lado, utilizamos as meta keywords para pesquisar as palavras-chave de concorrentes desavisados. Entre nos sites de seus principais concorrentes e veja através dos meta keywords quais as palavras-chave que estes tentaram otimizar os seus sites.

Exemplo de um meta keyword: <meta name=”keywords” content=”climática, previsão climática, desenvolvimento, tempo, clima,”/>

– Meta Robots (meta name=”robots”)

Essa Meta Tag foi criada para passar orientações aos robots dos buscadores. Cada página deve ter o seu meta robots. Veja alguns dos parâmetros que podem ser passados:

  • index: indexe esta página – exiba-a em seus resultados de busca;
  • noindex: não indexe esta página – não a exiba nos resultados de busca. Útil para páginas como de login e acesso à intranet;
  • follow: siga os links desta pagina para descobrir novas páginas (reveja Googlebot, robots);
  • nofollow: nenhum dos links desta página deve ser seguido;
  • nosnippet: orienta o site de busca a não exibir a descrição da página nos resultados de busca;
  • noodp: orienta o Google não utilizar a descrição do diretório DMOZ em seus resultados (snippet);
  • noarchive: instrui o Google a não exibir a versão em cache da página;
  • noimageindex: não indexe nehuma imagem da página.

Exemplos de Meta Robots:

  • <meta name=”robots” content=”index, follow”> – sintaxe mais comum de meta robots – orienta os buscadores a indexar o conteúdo da página e seguir todos os links para descobrir novas páginas
  • <meta name=”robots” content=”noindex, nofollow”> – orienta os buscadores a não indexar o conteúdo da página e impede-a de seguir os links para descobrir novas páginas

Nota: o comando para orientar ao Google a não indexar uma página pode também ser dado do arquivo robots.txt.

Fonte: SEO Marketing

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