Meta Tags e sua importância para SEO

Aprenda como e quais utilizar.

O que são Meta Tags?

Meta Tag é um comando implementado no código de páginas web, dentro da área Head do site (entre as tags <head> e </head>) para passar instruções a programas externos ou ações mais simples, como por exemplo informar qual a pessoa responsável pelo desenvolvimento da página. Algumas Meta Tags são utilizadas para passar aos sites de busca como o Bing e o Google instruções sobre o título da página e uma breve descriçao a ser exibida nos resultados de busca, quais páginas devem ou não ser indexadas, dentre outras instruções.

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Importância de Meta Tags para SEO

Meta Tags são uma importante ferramenta de comunicação entre o webmaster e os sites de busca, como vamos ver nos exemplos abaixo. Para muitas pessoas, porém, SEO é apenas isso, Meta Tags. Isso está longe de ser verdade. O Google utiliza perto de 250 variáveis para determinar os resultados de busca, e as meta tags são apenas algumas delas.


Como visualizar Meta Tags

Meta Tags não são exibidas no tela principal do Browser, no conteúdo exibido ao usuário. O jeito mais fácil de visualizá-las é pela exibição do código fonte da página. Cada Browser tem a sua forma de fazê-lo. Geralmente, basta clicar com o botão direito em alguma área da página e clicar em “Exibir código fonte da página” ou algum texto similar a esse. No Chrome, teclar Ctrl-U tem o mesmo efeito. Exibido o código-fonte, faça uma busca por <meta ou <title (geralmente digitando Ctrl-F) e veja como os meta tags da página estão especificados:

Existem ainda plugins que permitem visualizar rapidamente os meta tags de uma página. Um de nossos favoritos é o plugin gratuito Quirk Search Status para Firefox. Consulte nossa página sobre ferramentas SEO para mais detalhes. Veja como os resultados são exibidos em apenas dois cliques:


Como saber se os Meta Tags estão ok?

A ferramenta Google Webmaster Tools mostra uma relação de erros que os robôs do Google encontraram em seus Títulos e descrições (<title> e <meta name=”description”>. Veja um exemplo na seção meta description deste tutorial.

Meta Tags mais importantes em SEO

– Title

O campo Title não é uma Meta Tag, mas é o mais importante comando em uma página web para SEO. Temos uma página neste tutorial dedicada ao Title, consulte-a.

Exemplo de um Title:<title>Project management software, online collaboration: Basecamp</title>

– Meta Description (meta name=”description”)
É a Meta Description que geralmente define a descrição exibida nos resultados do Google. Descreva o conteúdo da página de uma forma a estimular o interesse das pessoas em conhecer mais sobre o conteúdo da página, para aumentar a visitação do seu site.
Dada a sua importância, desenvolvemos uma página neste tutorial dedicada à Meta Description. Consulte-a.

Exemplo de um Meta Description: <meta name=”description” content=”Veja no Terra as últimas notícias e as melhores coberturas ao vivo do Brasil e do Mundo, Esportes, Diversão, Vida e Estilo, assista os melhores vídeos no TerraTV e ouça as melhores músicas no Sonora.” />

– Meta Keywords (meta name=”keywords”)

Há muitos anos atrás, os algoritmos dos sites de busca tinham certa dificuldade em interpretar a relevância de sites para determinadas palavras-chave e utilizavam o conteúdo da Meta Keyword para ajudá-los a interpretar o conteúdo das páginas. Rapidamente os webmasters perceberam que bastava incluir uma infinidade de palavras nessa tag para aparecer nas buscas, mesmo para palavras não relacionadas ao conteúdo da página. A experiência do usuário era comprometida ao ser direcionada a uma página que no final das contas não possuía o conteúdo buscado. Os sites de busca evoluiram e hoje desconsideram a meta keyword. Uma vez que a meta keyword não é exibida ao usuário em qualquer momento, seja nos resultados de busca, seja no conteúdo do site, não há de fato qualquer razão lógica para que o Google a considere como um fator de relevância.

Por outro lado, utilizamos as meta keywords para pesquisar as palavras-chave de concorrentes desavisados. Entre nos sites de seus principais concorrentes e veja através dos meta keywords quais as palavras-chave que estes tentaram otimizar os seus sites.

Exemplo de um meta keyword: <meta name=”keywords” content=”climática, previsão climática, desenvolvimento, tempo, clima,”/>

– Meta Robots (meta name=”robots”)

Essa Meta Tag foi criada para passar orientações aos robots dos buscadores. Cada página deve ter o seu meta robots. Veja alguns dos parâmetros que podem ser passados:

  • index: indexe esta página – exiba-a em seus resultados de busca;
  • noindex: não indexe esta página – não a exiba nos resultados de busca. Útil para páginas como de login e acesso à intranet;
  • follow: siga os links desta pagina para descobrir novas páginas (reveja Googlebot, robots);
  • nofollow: nenhum dos links desta página deve ser seguido;
  • nosnippet: orienta o site de busca a não exibir a descrição da página nos resultados de busca;
  • noodp: orienta o Google não utilizar a descrição do diretório DMOZ em seus resultados (snippet);
  • noarchive: instrui o Google a não exibir a versão em cache da página;
  • noimageindex: não indexe nehuma imagem da página.

Exemplos de Meta Robots:

  • <meta name=”robots” content=”index, follow”> – sintaxe mais comum de meta robots – orienta os buscadores a indexar o conteúdo da página e seguir todos os links para descobrir novas páginas
  • <meta name=”robots” content=”noindex, nofollow”> – orienta os buscadores a não indexar o conteúdo da página e impede-a de seguir os links para descobrir novas páginas

Nota: o comando para orientar ao Google a não indexar uma página pode também ser dado do arquivo robots.txt.

Fonte: SEO Marketing

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