O que são Dados Mestre?

Se procurar uma definição para Dados Mestre, você provavelmente encontrará mais de uma centena de definições diferentes. Ao invés de iniciar uma discussão complexa sobre essa definição, vamos exemplificar alguns conceitos que podem ajudar a identificar o que realmente é importante para seu negócio.

mdm

“Dados Mestre são os dados críticos do seu negócio, são armazenados em diferentes sistemas e utilizados em vários setores organizacionais”.

Esta definição é importante por que:

  1. Dados Mestre são definidos como dados que são críticos para o seu negócio.
  2. Ela reconhece que os dados mestre são, em essência, espalhados em várias aplicações dentro de sua Organização.

Mais detalhes:

Os Dados Mestres podem ser geralmente classificados em 4 categorias:

  • Partes: representa todas as partes do negócio, tais como: Clientes, pessoas, fornecedores, e etc…
  • Locais: representa os lugares físicos e suas segmentações, tais como: Regiões, locais, subsidiárias, áreas, zonas e etc…
  • Coisas: geralmente representa o que a empresa realmente vende, tais como: Produtos, artigos, serviços financeiros e etc…
  • Financeira e Organizacional: representa toda a hierarquia organizacional usada ​​em muitos lugares para efeitos de relatórios e de contabilidade, tais como: Organograma, centros de custos, unidades de negócios, centros de lucros, listas de preços e etc…

Relação entre Dados Mestre e Dados Transacionais

Dados transacionais tais como, ordens de compra, faturas ou demonstrações financeiras, não são considerados Dados Mestre, uma vez que na verdade, registram um fato que aconteceu em um determinado momento no tempo.

Cursos Online

Por Exemplo: O Cliente Luiz solicitou a compra de Cinco computadores no dia 19 de Setembro a um custo de R$ 2.500 cada computador.

Podemos observar que no exemplo acima temos a representação de um fato, alguém solicitou uma compra.O “Cliente Luiz” e o “Produto Computador” são elementos fundamentais sem os quais a solicitação não existiria, ou não faria nenhum sentido.

Assim sendo, podemos concluir que o “Cliente Luiz” e o produto “Computador” são a representação precisa de Dados Mestre, esses dados tem que ser muito bem definidos e compreendidos. Isto significa que “Luiz” deve ser reconhecido como um único cliente, específico, não importa qual sistema corporativo está se referindo a ele. Isso vale também para o produto “Computador”.

Fonte: Dados Mestre

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Print this pageEmail this to someone

Um comentário sobre “O que são Dados Mestre?

  1. Pingback: Blog Willian Rodrigues » Qualidade de dados – Premissas básicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Willian Rodrigues

Receba as atualizações do blog no seu e-mail