Onde procurar emprego na área de TI?

Veja como buscar por empregos na área de Tecnologia da Informação.

Se você acabou de pegar o diploma na área de TI ou está pensando em ingressar no mercado de trabalho a primeira coisa que você deve fazer é preparar-se para o que virá daqui para frente. Iniciantes, independentemente da área, possuem centenas de dúvidas e questionamentos pendentes para os quais ainda não obtiveram resposta e, portanto, isso causa medo e insegurança. Mesmo os profissionais gabaritados enfrentam dificuldades em interagir com as atuais ferramentas do mercado, uma vez que a tecnologia inova de forma frenética e constante. Existem ainda profissionais que estão em busca de mecanismos de influência para aumentar sua visibilidade e ampliar as chances de subir em seu cargo. Mas, afinal, qual é a melhor opção nessas horas? Devo ir até uma agência de empregos e deixar que entrem em contato quando houver algo para meu perfil? A realidade é que essa já deixou de ser a melhor opção há muito tempo. Separamos neste artigo algumas alternativas inteligentes e eficientes que vão ajudar profissionais da área de TI a aumentarem sua gama de possibilidades no mercado.

Procurando emprego? Acesse http://www.jobtonic.com.br/rio-de-janeiro/jobs/programador/ e confira milhares de vagas no Rio de Janeiro e em outras zonas do Brasil.

Integre-se ao sistema 1-N

Pularemos a parte de elaboração do currículo, já que o artigo concentra-se nos meios para encontrar vagas. Com os currículos em mãos, uma das primeiras coisas que o profissional de TI pode fazer para concorrer a vagas na área é registrando-se em redes 1-N. Para quem ainda não conhece o sistema N-1, trata-se de plataformas nas quais você pode se cadastrar com seus dados e procurar por empresas ou as próprias empresas podem visualizar seu perfil. Quando o profissional se cadastra em uma rede 1-N, ele deixa seu currículo ativo e este fica disponível para empregadoras de todo o país. Dentre as mais famosas estão: jobtonic.com.br, vagas.com.br e nube.com.br, entre outras.

Crie um perfil no LinkedIn

A rede social LinkedIn já se difundiu mundo afora e é hoje um dos portais mais completos e eficientes na interação entre profissionais e empregadoras. Basicamente, você só precisa criar seu perfil e já poderá preenche-lo com seus dados profissionais, bem como atualizar as páginas com seu currículo para que as empresas tenham acesso. Atualmente, são muitos os profissionais que usam a rede LinkedIn para multiplicar seu networking. Através da rede social, você também poderá contatar outros profissionais e interagir com eles em tempo real, além de poder adicionar profissionais de outras áreas.

Liste as empresas pretendidas e vá atrás delas

Cursos Online

Agora que você usou duas das principais ferramentas de auxílio para procurar emprego: as plataformas de sistema 1-N e a rede social de profissionais, é hora de levantar-se da cadeira e ir pessoalmente atrás das empresas. É importante frisar que a internet não deixa de ser uma chave importantíssima para ajudar a abrir portas, principalmente para quem está iniciando, mas o bom e velho contato presencial ainda continua sendo o mais eficiente. É importante o profissional não se isolar na internet. Quando um candidato se apresenta para a empresa, o empregador tem uma noção de que tipo de profissional estará concorrendo a suas vagas e o profissional constata se a empresa pretendida realmente cumpre com todas as especificações descritas na internet. Além disso, isso estimula o profissional e diminui bastante o nervosismo na hora da entrevista.

Este artigo é um publieditorial oferecido pelo JobTonic.com

Share on Facebook6Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Print this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Willian Rodrigues

Receba as atualizações do blog no seu e-mail