Guia completo para investidores iniciantes

Os investidores iniciantes têm dúvidas sobre quando, onde e como fazer com que o investimento renda da maneira correta.  O problema está em identificar o momento certo para investir e isso faz com que a insegurança seja grande.

As possibilidades de investimento vão desde criptomoedas – como o Bitcoin – até o Tesouro Direto. Há investimento certo para as características de cada pessoa, bem como o objetivo a ser alcançado.

Neste guia para investidores iniciantes você poderá conferir:

– Como definir o perfil de investidor

– Melhores aplicações para investidores iniciantes

– Erros comuns dos investidores iniciantes

Se você está perdido no mundo dos investimentos, saiba que dar o primeiro passo é controlar a ansiedade e buscar conhecimento. Todas as pessoas que desejam investir devem ter uma noção básica sobre o mercado financeiro. O conhecimento é aplicável, ou seja, provavelmente você terá maiores rendimentos se entender em que você está aplicando seu dinheiro.

Como definir o perfil de investidor

“De quanto eu preciso para investir?” Esta é uma das perguntas mais corriqueiras dos investidores iniciantes. Respondendo a questão, não é preciso ter muito para começar a investir no mercado financeiro. Há títulos que podem ser alocados com R$30, R$80, etc. O Tesouro Direto é um exemplo disso.

Mas antes de aplicar o dinheiro em algum título é importante entender qual é seu perfil de investidor. Existem três tipos: o conservador, o moderado e o arrojado. Definir o perfil de investidor, além de indicar e centralizar seus objetivos fará com que consiga uma carteira de investimentos mais adequada para o lucro que deseja obter.

Para definir seu perfil, leve em consideração os seguintes itens:

– Finanças pessoais: dívidas, detalhes financeiros

– Conhecimento de mercado

– Objetivos e lucro esperado com o investimento

– Período de retorno – prazo

– Riscos envolvidos

Agora chegou a hora de definir seu perfil. O investidor conservador costuma alocar em sua carteira de investimentos ativos com baixo risco. Tesouro Direto, fundos de renda fixa, LCA, CDB e outros. Sua principal característica é a preservação do dinheiro investido e solidez. Costumam fazer investimentos de longo prazo.

O investidor moderado é aquele que está no meio-termo: de um lado os investidores arrojados, do outro os conservadores. Ele é mais versátil, mas ainda se preocupa com os riscos do investimento. Possui a carteira mais diversificada e opta por equilibrar o risco e a rentabilidade em sua carteira.

Já o investidor arrojado/agressivo faz de tudo para aproveitar os lucros dos investimentos, não importando o risco a ser corrido; o objetivo é ganhar mais. Pessoas neste perfil precisam ter conhecimento e psicológico preparado para as pressões do mercado, além de ter uma reserva de dinheiro de emergência para lidar com as possíveis perdas temporárias.

Melhores aplicações para investidores iniciantes

Quem quer investir quer que o dinheiro renda, correto? Mas muitas pessoas ainda se sentem inseguras ao investir. Por isso, veja abaixo as 5 melhores aplicações para quem quer começar a investir:

#1. Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB é atrativo para novos investidores porque é um titulo emitido pelos bancos para que eles consigam ter dinheiro. É como se fosse um empréstimo ao contrário, onde o cliente empresta – ao invés do banco.

Existem três modalidades diferentes de CDB: prefixado, pós-fixado e híbrido. É considerado um investimento de baixo risco.

#2. Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

Destinado ao setor agronegócio, este investimento pode ser uma boa alternativa por ser de renda fixa, baixo risco e alta rentabilidade. O investidor que aplicar na LCA recebe de acordo com o CDI, além de não sofrer com impostos e estar sob o Fundo Garantidor de Crédito.

#3. Fundos de Investimento

Uma das melhores opções para quem está começando a investir, os fundos de investimentos possuem características que podem agradar. Neste caso, existe a tributação, ou seja, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido menor será a taxa. Por isso, é ideal para investimentos em longo prazo.

#4. Tesouro Direto

O queridinho do público, o Tesouro Direto é um título público – diferente dos outros informados – e tem como objetivo financiar investimentos do Governo Federal em áreas como educação, saúde, lazer etc.

Funciona assim: o cliente compra títulos de uma dívida pública e recebe em troca uma porcentagem de rentabilidade que é garantida no vencimento do título. Os títulos podem ser prefixados ou pós-fixados e podem ser negociados online.

Erros comuns dos investidores iniciantes

Ter paciência e disciplina para alcançar os objetivos financeiros é importante para quem quer entrar no mundo dos investimentos, mas é preciso ter cuidado. Veja a seguir os principais erros que investidores iniciantes costumam cometer:

– Falta de planejamento financeiro 

Já parou para pensar que a maioria das dívidas são fruto do mau planejamento das finanças? Para evitar isso, organize seus investimentos de acordo com o prazo e rentabilidade de cada um. Organize também os gastos diários e mensais.

Esta ferramenta é necessária não apenas para investir, mas para toda a vida – pessoal, profissional, familiar e outros. Assim que conseguir ter um planejamento adequado das finanças, comece a pensar em investir. Dessa forma, a possibilidade de sucesso será maior.

– Investir sem entender

Como já foi falado, o conhecimento é tudo e, inclusive, faz com que você não perca dinheiro. Se prepare para investir, estude cada tipo de investimento, veja qual mais de adequa com sua personalidade e o que é mais vantajoso financeiramente.

– Ter pressa para o retorno

A pressa é a maior inimiga da perfeição, já diz o ditado. No mundo dos investimentos é assim também. Não adianta comprar um ativo e ficar todo dia olhando ele para que renda mais ou o prazo acabe mais rápido.

O mercado é instável e ter consciência disso fará toda diferença. Não tome atitudes com pressa ou pensando apenas no lucro a curto prazo. Tenha calma e respeite os prazos para conseguir maior rentabilidade.

Conteúdo publicado em parceria com FinanceOne.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter willianrdg.com.br
Assine a newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail.