Importância da comunicação em tempos de crise

Lendo a newsletter “Nunca Desperdice uma Crise” da StartSe alguns pontos me chamaram a atenção para a importância de uma boa comunicação dentro da empresa, principalmente em momentos de crise. Reproduzo abaixo:

A COVID-19 trouxe incerteza global e registrou alta volatilidade do mercado, mudando a maneira como as empresas operam da noite para o dia. Isso teve enormes ramificações na maneira como as empresas funcionam e como os líderes e gerentes devem apoiar e se comunicar com suas equipes.
(…)

Cuidar da sua Equipe Usando Transparência e Humildade

Lembre-se de que as pessoas experimentarão essa crise de maneiras muito diferentes. Aborde todo o espectro de sentimentos e necessidades dos funcionários, não apenas os da maioria. Alguns podem se adaptar facilmente a novas circunstâncias, enquanto outros não; alguns estão confiantes no atual modelo de negócios, enquanto outros precisam ser tranquilizados. Pesquise sua equipe regularmente para solicitar feedback, fazer a rotação conforme necessário e ser puramente transparente nos processos de tomada de decisão. Se você estabelecer uma base de confiança, sua equipe irá acompanhá-lo.

(…)

Super Comunicar a Colaboradores, Investidores e Parceiros

Comunique-se com frequência e coragem, usando uma cadência consistente e uma variedade de plataformas. Crie moral ao infundir a sombria narrativa global com histórias de sucesso da empresa e do cliente. Lembre-se de que a honestidade gera confiança, e construir confiança é crucial em tempos de incerteza. Dados e certeza acalmam os medos, e as pessoas geralmente temem o pior nos dias de hoje; portanto, tenha confiança ao fornecer atualizações às partes interessadas e apresente proativamente planos de contingência, posições de caixa e vitórias. A liderança nem sempre tem a resposta popular, mas assegura aos funcionários, parceiros e partes interessadas que eles ouvirão você primeiro, caso surjam mudanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter willianrdg.com.br
Assine a newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail.