#FiqueEsperto

A campanha #FiqueEsperto é uma iniciativa que une governo e entidades privadas com o objetivo de informar às pessoas sobre como evitar golpes usuais do nosso novo mundo digital. Durante o período da campanha, serão apresentadas, mensalmente, novas dicas relacionadas aos problemas mais comuns e às medidas de prevenção que podem ser tomadas para evitá-los.

Acompanhe as dicas por meio da hashtag #FiqueEsperto e por meio das mensagens de texto e e-mails que serão enviados mensalmente aos usuários de serviços de telecomunicações.

Seguem algumas dicas:

1) Nunca use a mesma senha em vários serviços;

– Use senhas diferentes para serviços diferentes, a senha é sua assinatura. Você não quer que alguém se passe por você e faça uso dela, não é mesmo?

2) Sempre habilite os mecanismos de dupla autenticação fornecidos, por meio de outras ferramentas de autenticação ou mesmo via sms, especialmente nos aplicativos de mensagens e redes sociais. Dessa forma, se alguém descobrir sua senha, não conseguirá acessar a conta;

– Sempre que possível use sua senha e outro mecanismo de autenticação (um código via SMS, ou via Aplicativo, ou mesmo via e-mail). Como só você tem as duas combinações, se alguém descobrir sua senha, não conseguirá se passar por você.

3) Use uma senha que seja uma frase ou que tenha várias palavras de fácil memorização incluindo vários caracteres especiais.

– Forme senhas usando frases, combine as letras e as palavras, e use maiúscula, minúsculas, letras e símbolos, assim fica fácil de lembrar, mas difícil pra alguém descobrir.

4) Seu nome, CPF, data de aniversário, endereço, dados bancários e outras informações podem ser utilizadas para fraudes e ofertas indesejadas.

Nitronews

– Nunca responda mensagens ou ligações que solicitem dados pessoais, senhas e dados bancários;
– Se a empresa já possui um relacionamento com você, é normal que eles façam apenas a confirmação dos dados que eles já possuem. Só confirme os dados se tiver certeza da solicitante dos dados;
– Nunca encaminhe códigos de acesso recebidos em mensagens para terceiros, mesmo que a pessoa alegue que isso será para sua segurança;

Para saber mais sobre a campanha e ver mais dicas de segurança acesse fe.seg.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter willianrdg.com.br
Assine a newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail.