A importância de uma gestão por contexto

A forma como a liderança das empresas se posiciona faz toda a diferença na saúde mental dos funcionários. Em tempos de pandemia e trabalho remoto, a gestão arcaica baseada em comando e controle se tornou quase impossível, dando lugar à gestão por contexto.

Na gestão por contexto, a liderança é próxima à equipe, vê os funcionários como parceiros de negócio e contextualiza as informações da corporação, ao mesmo tempo em que respeita a individualidade de cada pessoa.

Substituir o controle pelo alinhamento é uma prática que define a gestão por contexto. Isto significa que não cabe à liderança verificar sistematicamente a rotina de cada colaborador. Do contrário, a responsabilidade dela é definir, com transparência, qual é o objetivo da empresa como um todo, de uma área ou de um determinado colaborador.

Para ter uma empresa com bons resultados, o primeiro passo é garantir o bem-estar dos funcionários. Para tal, deve-se estimular ter uma vida equilibrada, evitando que o trabalho passe a invadir a vida pessoal.

“É papel do líder também ser próximo e trazer ferramentas que auxiliem em um diagnóstico do time quando as coisas não vão bem psicologicamente, como em caso de Burnout”, explica Juliana Alencar. É recomendado que os líderes e profissionais sejam aconselhados por psicólogos e pessoas capacitadas a lidar com essa situação.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.