O futuro – e o presente – dos negócios na visão do CEO da Totvs

Muito do que era seguido e tido como padrão de sucesso há 2 anos, hoje sequer faz parte da realidade das empresas. Uma das chaves para ter um negócio bem-sucedido em 2022 é saber ler esse cenário.

Artigo de Dennis Herszcowicz no NeoFeed

Os últimos dois anos foram, sem dúvida, os mais desafiadores para os empresários e empreendedores brasileiros – que historicamente já são especialistas em resiliência. As relações humanas se transformaram de maneira significativa, e, em especial, a maneira como as empresas se relacionam com seus colaboradores, parceiros de negócios e clientes.

Muito do que era seguido e tido como padrão de sucesso há 2 anos, hoje sequer faz parte da realidade das empresas. Mesmo com o avanço da vacinação, que já imunizou quase 2/3 da população brasileira, e uma retomada gradual das atividades presenciais seria um engano pensar que podemos voltar a atuar como antes da pandemia.

A sociedade mudou e algumas das mudanças vieram para ficar. Por isso uma das chaves para ter um negócio bem-sucedido em 2022 é justamente entender esse cenário: identificar como essas mudanças e transformações da sociedade vão impactar as empresas nessa “nova era”, seja na maneira de trabalhar, consumir, inovar ou se promover para todos os públicos.

Em 2022 não haverá mais espaço para companhias que não sigam normas rígidas de responsabilidade com a sociedade, meio ambiente e gestão. Todos os stakeholders valorizam e pesquisam as atividades do negócio antes de decidir investir, ser parceiro, cliente ou trabalhar na empresa.

Um segundo ponto importante é que as empresas também devem se atentar à união de produtividade com qualidade de vida no trabalho. A preocupação – correta – com a saúde mental foi intensificada desde o início da pandemia. E isso necessariamente se estende à vida corporativa.

Mas como ter esse equilíbrio? Uma das possibilidades é uma gestão de tarefas mais inteligente, com mais autonomia para os colaboradores, melhor senso de priorização dos assuntos, o uso do remoto e do presencial de forma inteligente – a favor dos resultados, fugindo de mitos e exageros.

Isso significa que mais do que nunca será fundamental transmitir confiança ao time, descentralizando decisões e tratando os profissionais no cotidiano do trabalho com respeito, como pessoas adultas que são. Pode parecer simplista ou até mesmo óbvio, mas essas pequenas demonstrações podem fazer a diferença para que todos se sintam mais confiantes e satisfeitos em suas rotinas diárias.

A experiência dos últimos meses com trabalho remoto – que ainda será realidade para aqueles que adotarem o modelo híbrido – veio para ficar e nos ensinou muito sobre confiança, responsabilidade e como lidar melhor com a relação entre ser produtivo e manter uma vida mentalmente saudável.

Umbler

A terceira tendência está bastante relacionada com a anterior: a adequação ao modelo híbrido.

Outra tendência que merece atenção das empresas é buscar – e encontrar – vias de inovação constante. Algo que acelerou de maneira exponencial nos últimos meses foi o aumento do número de startups no Brasil.

Por fim, também merece destaque a necessidade de uma estratégia multicanal. Não basta ter uma estratégia focada no digital, é preciso utilizar ferramentas que auxiliem a se relacionar de maneira inteligente em todas as frentes.

Com um bom entendimento sobre como agir frente à nova realidade do país e compreender as tendências do mercado, sem dúvidas há oportunidades a serem aproveitadas. As ferramentas para colocar tudo isso em prática já existem: pessoas, tecnologia e um bom planejamento organizacional.

[ Ler o artigo completo no NeoFeed ]

Um comentário sobre “O futuro – e o presente – dos negócios na visão do CEO da Totvs

  1. Laerte Guerço Rodrigues

    Muito pertinentes estas observações, infelizmente as diretorias das empresas e seus diretores na sua grande maioria ainda são muito ortodoxos em suas tomadas de decisões. Estes apontamentos servem como um norte na maneira moderna de tomada de decisão!
    Muito bom este conteúdo apresentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.