NFTs – Não Forcem Tanto

Por Igor Puga no Brazil Journal

Caso você não saiba o que é um Non-Fungible Token, aqui vai um pequeno apanhado: NFT é um identificador, um token, que representa a escritura de uma mídia digital qualquer.

Ao contrário de moedas como o dólar, real ou euro, o token não pode ser copiado ou dividido em partes menores, nem pode ser substituído por outro de igual valor ou espécie, o que o torna “não fungível”.

Para garantir que os registros de propriedade estejam sempre corretos e atualizados, eles são armazenados em milhares de computadores em todo o mundo, o tal blockchain. Dessa forma, ninguém poderia falsificar a propriedade do ativo. Para tornar o token único, indivisível e impossível de copiar, os computadores da blockchain precisam criar e resolver quebra-cabeças matemáticos suficientemente difíceis. Não há muito mais do que isso.

Os NFTs, geralmente, 96%, estão associados ao ato de colecionar arte digital ou ativos digitais como acessórios em games, músicas, filmes, ingressos para eventos e até um trecho de 5 segundos de um jogo de basquete. Os outros 4% são aplicados à escrituração de ativos físicos como imóveis ou itens de luxo: Rimowa e Louis Vuitton já utilizam o expediente.

O grupo dos 96% dos NFTs são exatamente o tipo de barulho ao qual nossa indústria não consegue resistir. Sedução infantil, tecnologia obscura e sensação viral – você consegue entender a obsessão atual por NFTs lembrando dos seus ancestrais: realidade aumentada, Pokemon Go ou Second Life.

Há algo no DNA dos marketeiros que os torna especialmente deslumbrados por esse tipo de “tendência”.

Obviamente, trata-se de um novo potencial gerador de receita. Se dá pra vender, tem relação direta com marketing. Mas recomendo refletir sobre um punhado de vulnerabilidades.

O que se está comprando, realmente?

[ Ler o artigo completo no Brazil Journal ]

Veja também: NFTs – Não Fuja da Transformação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.