Material gratuito sobre Padrões de projeto

O site Refactoring.Guru torna mais fácil descobrir e aprender sobre refatoração, padrões de projeto, princípios SOLID, e outros tópicos de programação inteligente. Além disso mostra o panorama geral, como todos esses assuntos se cruzam, trabalham juntos, e ainda são relevantes.

O conteúdo sobre padrões de projeto é disponibilizado gratuitamente com exemplos em várias linguagens de programação. Veja alguns tópicos principais:

  • O que é um padrão de projeto?
    Padrões de projeto (design patterns) são soluções típicas para problemas comuns em projeto de software. Cada padrão é como uma planta de construção que você pode customizar para resolver um problema de projeto particular em seu código.
  • Benefícios dos padrões
    Padrões são como um conjunto de ferramentas para soluções de problemas comuns em design de software. Eles definem uma linguagem comum que ajuda sua equipe a se comunicar mais eficientemente.
  • Classificação dos padrões
    Padrões de projeto diferem por sua complexidade, nível de detalhe e grau de aplicabilidade. Além disso, eles podem ser categorizados por seu propósito e divididos em três grupos:

    • Padrões criacionais
      Fornecem vários mecanismos de criação de objetos, que aumentam a flexibilidade e reutilização de código já existente.
    • Padrões estruturais
      Explicam como montar objetos e classes em estruturas maiores mas ainda mantendo essas estruturas flexíveis e eficientes.
    • Padrões comportamentais
      Padrões voltados aos algoritmos e a designação de responsabilidades entre objetos.

Saiba mais em Refactoring.Guru.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.